SINDSEG-PR/MS
image

EDITORIAL

image
image
A TÃO ESPERADA RETOMADA ... ECONÔMICA E FINANCEIRA ... COM CAUTELA
Vislumbra-se que teremos dias melhores, com a retomada gradativa na economia que estava represada em consequência dos desmandos e corrupção comprovada dos governos anteriores.

É certo que as coisas não mudam como num passe de mágica, mas é certo que há otimismo e confiança de tempos com menos turbulência, ainda que arautos do caos propaguem que o novo governo é culpado de tudo de ruim que estamos enfrentando.

Insanidade pura, pois o caos foi instalado exatamente pelo desmando, pelos conluios, pela escancarada corrupção que grassou neste País ao longo dos últimos anos.

A sociedade como um todo deve estar atenta e fazer valer o seu valor, demonstrado nas urnas, para que o crescimento seja retomado, a formalidade do emprego seja recorrente e que tenhamos efetivamente segurança jurídica.

O setor de seguros tem visão otimista e não poderia ser diferente, pois mesmo nos momentos de crise como a que passamos – moral, ética, econômica e institucional – apresentou crescimento em praticamente todas as modalidades.

Ainda que com o otimismo acima mencionado, estaremos atentos e combatentes em relação às ilegalidades que campeiam o mercado de seguros, notadamente as associações que se intitulam de proteção veicular, que afrontam o mercado legalmente constituído.

Esperançoso de que 2019 será efetivamente de retomada do crescimento, nosso Sindicato está agindo para manter as parcerias e ampliá-las, em prol dos grupos segurados e da sociedade como um todo.

image

Seguro de vida personalizado é tendência no mercado brasileiro

image

O portal Infomoney publica que, quem decide montar um planejamento financeiro por meio de uma carteira de investimentos encontra diversos fundos e diferentes produtos, conseguindo personalizar sua carteira de acordo com suas necessidades e estilo de vida. O que muitos não sabem é que, na hora de escolher um seguro de vida, a mesma lógica pode ser utilizada.

Leia mais  
image

Mercado mantém otimismo pelo 4º mês seguido

image

Corretores de seguros e seguradores continuam otimistas. É o que indica pesquisa realizada pela Fenacor visando a calcular o ICSS, indicador mensal que mede o nível de confiança do mercado. “No primeiro mês de 2019, pelo quarto mês seguido, o mercado brasileiro permaneceu otimista, já que todos os indicadores ficaram acima de 100 pontos”, afirma o consultor Francisco Galiza, responsável pela pesquisa. O levantamento revelou que apenas 5% dos corretores de seguros que responderam à pesquisa temem uma queda do faturamento do setor nos próximos seis meses.

Leia mais  
image

ENS abre inscrições com desconto a cursos para habilitação em mais de 50 cidades

image

A Escola Nacional de Seguros (ENS) abriu inscrições ao Curso para Habilitação de Corretores de Seguros em 56 cidades brasileiras, com início para 11 de março. Dentre elas, Anápolis (GO), Araguaína (TO), Franca (SP), Guarapuava (PR), Ipatinga (MG), Itabuna (BA), Volta Redonda (RJ) etc. Os interessados que se matricularem até o dia 31 deste mês ganham desconto de 10%, para pagamento à vista ou de 5%, em caso de parcelamento.

Leia mais  
image

Seguradoras e resseguradoras acionam advogados por Brumadinho

image

Seguradoras e resseguradoras já procuram escritórios de advocacia diante da tragédia de Brumadinho. Como há vários agentes envolvidos nos seguros, o sinistro, estimado em bilhões de dólares, deve movimentar também o meio jurídico. Na apólice de dano material, a líder é a Chubb Seguros, ao lado de Mapfre, Swiss Re Corporate Solutions, que tem a Bradesco Seguros como sócia, e FM Global. O resseguro está com o IRB Brasil Re e outras 15 resseguradoras. Já o contrato de responsabilidade civil é da Allianz, com resseguro intragrupo.

Leia mais  
image

Tragédia em Brumadinho – quais serão os impactos no mercado de seguros?

image

Os impactos do rompimento da barragem da Vale na cidade de Brumadinho já começam a ser mensurados pelo mercado segurador. Conforme informações da coluna Broadcast, do Estadão, a mineradora tem apólices de seguros com a Chubb, Mapfre e Swiss Re, para os danos patrimoniais e lucros cessantes; com a Allianz, para o seguro de responsabilidade civil, além do resseguro, por meio da AGCS, pertencente ao grupo. Segundo a coluna, a Vale conta também com resseguro do IRB Brasil Re, e as corretoras são a Aon e Willis.

Leia mais  
image

Seguro rural deverá ser ampliado

image

Com reunião marcada para tratar das cheias na região de Uruguaiana (RS), no fim do dia, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, esteve pela manhã no Paraná, participando da colheita nacional de soja. A autoridades, parlamentares e produtores locais adiantou que tem discutido mudanças no seguro rural para aumentar seu calor e reduzir juros.

Leia mais  
image

Susep intima mais uma associação de proteção veicular

image

A Susep intimou Leiliane Marques Rosa, na qualidade de responsável solidária da Valu Clube de Assistências, a apresentar defesa no prazo de 30 dias, tendo em vista denúncia por atuar como seguradora sem a devida autorização legal.

Leia mais  
image

Danilo Silveira assume a diretoria executiva da FenSeg

Engenheiro químico de formação, o paulistano Danilo Silveira, de 59 anos, ingressou no mercado de seguros em 1982 pela Companhia de Seguros Aliança da Bahia, onde atuou como vice presidente a partir de 1992. Posteriormente, em 1999, assumiu a diretoria de Operações da empresa.
Leia mais  
image

Nota do ENEM garante condições especiais na ENS

Interessados em iniciar uma graduação em 2019 têm mais uma facilidade. Divulgadas sexta-feira passada, 18 de janeiro, as notas do ENEM podem ser usadas para ingresso, com condições especiais, na turma do primeiro semestre da Graduação Tecnológica em Gestão de Seguros.
Leia mais  
image

Susep preparada para novo Brasil

O diretor de Supervisão de Conduta da Susep, Carlos Alberto de Paula, assegura que autarquia está preparada para atender à população assim que a economia retomar o crescimento. “Trabalhamos muito e nossa equipe respondeu à altura. A sociedade está bem atendida pelos serviços prestados pela Susep”, afirma, em entrevista exclusiva ao CQCS.
Leia mais  
image

Susep foca na inovação e no combate ao mercado marginal

A Susep já definiu algumas prioridades para 2019, incluindo o incentivo à inovação e o combate ao mercado marginal. Nesse sentido, entre as medidas previstas está a regulamentação da figura dos representantes digitais de seguros. “Estamos conversando com seguradores, corretores e insurtechs sobre esse assunto”, informa o coordenador de Monitoramento de Conduta da autarquia, César da Rocha Neves.
Leia mais  
image

Projeto torna obrigatório seguro para barragens

Entre os projetos de lei que o mercado de seguros acompanha com mais atenção no Congresso Nacional está a proposta elaborada pelo deputado Wadson Ribeiro (PCdoB-MG), que torna obrigatória a contratação de seguro contra o rompimento ou vazamento de barragens.
Leia mais  
image

Corretora que não se recadastrar pode ficar fora do mercado

Como o CQCS noticiou nesta quarta-feira (16/01), a Susep definiu, através da Circular 584/19, o novo prazo para o recadastramento das empresas corretoras de seguros, que deverá ser efetivado entre os dias 1º de julho e 31 de dezembro, repetindo-se a cada três anos. O recadastramento é gratuito.
Leia mais  
image

Sincor-PR inicia Projeto “Trocando Ideias”

O Sincor-PR deu início a um projeto, denominado Trocando Ideias. O objetivo é ouvir uma série de profissionais, em especial do ramo de seguros, com a finalidade de buscar soluções para necessidades do setor.
Leia mais  
image

Sinistralidade em navios de carga começa o ano em alta

O ano de 2019 começou há pouco mais de duas semanas, mas o volume de sinistros envolvendo navios pelo mundo já chama atenção. Incêndios, colisões e tempestades foram responsáveis pela perda de contêineres e danos diversos nas embarcações.
Leia mais  
image
      image image  

SINDSEG-PR/MS EM AÇÃO

image
14/01 – João Gilberto Possiede, presidente, Luiz Rogério Lobo Borba, coordenador da comissão interna de seguros gerais e Ramiro Fernandes Dias, diretor executivo, fizeram visita ao novo diretor geral do DETRAN-PR, coronel Cesar Vinícius Cogut em cuja oportunidade entregaram material de apresentação do SINDSEG-PR/MS e reafirmaram o objetivo de parceria com a autarquia. image
image
image image
image
21/01 – Ramiro Fernandes Dias concedeu entrevista para a RPC (TV GLOBO) discorrendo sobre a precificação no seguro de automóvel. image
image
21/01 – Moacir Abbá de Souza, diretor financeiro, Luiz Rogério Lobo Borba, coordenador da comissão interna de seguros gerais e Ramiro Fernandes Dias, diretor executivo foram recebidos pelo delegado adjunto da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos para reafirmar o objetivo de parceria com a especializada, visando a minimização de danos e o aumento na recuperação de veículos levados pelos ladrões, além de abordarem também sobre a Lei do Desmonte. image
image
image image
image
      image image  
image
image
       

AGENDA

image
image
01/02 – Reunião com a Assessoria Militar do DETRAN-PR para avaliação do Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado, a convite do Major Klemtz.
image
06/02 – Reunião da Comissão Interna de Seguros Gerais – planejamento 2019.
image
06/02 – Audiência no Ministério Público Estadual para abordar sobre as associações de proteção veicular.
image
07/02 – Reunião com a Escola Nacional de Seguros, em Curitiba.
image
07/02 – Evento de posse da diretoria do Sincor-PR.
image
11/02 – Assembleia Extraordinária
image
11/02 – Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal.
image
image
     
image
image
Para mais notícias clique aqui.
image
Copyright © 2015 SINDSEG-PR/MS
www.sindsegprms.com.br | [email protected] | (41) 3224-1271
Rua Mons. Celso, 225 - 7o andar - 80.010-150 - Curitiba - PR