SINDSEG-PR/MS
image

EDITORIAL

image
image
FRAUDE NO SEGURO
Por conta do desvio de conduta de muitos agentes políticos, corrupção tem sido uma das palavras mais em evidência nos últimos tempos. A corrupção aniquila a moral, a ética, o bom caminho. Empodera pessoas e tira da população muitos dos seus direitos e a submete a pagar pelos desvios realizados pelos atores principais: corruptores e corruptos.

No seguro, a fraude nada mais é do que uma corrupção, pois é cometida por alguém, para em benefício próprio ou para outra pessoa com o objetivo de tirar vantagem ilícita, financeira ou material, sempre em prejuízo alheio, empregando artifícios que levam pessoas a erro.

A fraude em seguro, aliás como em todos os setores, tem conivência, podendo ser cometida pelas partes envolvidas, sejam elas solicitantes de seguros, segurados, terceiros que que buscam por indenizações, profissionais prestadores de serviços para as Seguradoras, corretores de seguros e empregados das Seguradoras, gerando custos que são repassados para o grupo segurado, pelo aumento dos prêmios, por violar o princípio do mutualismo, além de prejuízos para os acionistas.

É enquadrada como crime, sendo possível o seu enquadramento no artigo 171 do Código Penal. Os órgãos reguladores, SUSEP e ANS, sempre atentas, vem criando regras para a prevenção da fraude, haja vista que no Brasil, resultado de pesquisas realizadas dão conta de que 40% dos segurados mostram-se propensos a fraudar.

Ainda bem que a tecnologia vem ajudando na detecção de fraudes, desde a proposta do seguro até os possíveis pedidos de indenização.

A CNseg apresentou levantamento de que em 2016, 11,8% nos sinistros ocorridos tinham suspeição de fraudes, das quais 2,3º foram detectadas e 1, 8% foram comprovadas, percentuais muito parecidos com os exercícios de 2015 e 2016.

Não se acomodem os fraudadores, pois as CNseg, as Federações, os Sindicatos e as Seguradoras estão atuando de forma rigorosa no combate às fraudes, a esse desvio da boa conduta. Nas faz muito tempo, nosso Sindicato contribuiu com informações colhidas de Seguradoras, em conjunto com a FenSeg, para desmantelar o que denominamos de crime organizado em uma região do Paraná, através do Ministério Público.

Muito embora os diversos mecanismos tecnológicos disponíveis, concitamos os segurados conscientes para que denunciem atitudes fraudulentas, para que não sofram com aumentos nos seus custos, pois a fraude viola o principio do mutualismo, que é a base do seguro, até porque fraudador, corruptor e corrupto são palavras que não podemos aceitar no Brasil que queremos!
image

Susep confirma participação no CQCS Insurtech & Inovação

image

A Superintendência de Seguros Privados confirmou presença no maior encontro de Insurtech eInovação da América Latina: o CQCS Insurtech & Inovação, que acontecerá nos dias 1 e 2 de Agosto, em São Paulo. A presença da Susep no evento foi confirmada pelo Superintendente da autarquia, Joaquim Mendanha de Ataídes, que garantiu a participação do quadro técnico e de membros da Diretoria Colegiada da Superintendência nos painéis do evento.

Leia mais  
image

Greve de caminhoneiros impacta mercado de seguros

image

Há apenas alguns dias, desde o início da greve dos caminhoneiros em 25 estados e no Distrito Federal, os efeitos da paralisação já acontecem em diversos setores da economia. No mercado de seguros, essa mobilização também pode causar danos em alguns ramos. Caio Carvalho, superintendente de riscos empresariais da MDS Brasil, explica que um possível impacto é no seguro de transportes, uma vez que a greve afeta diretamente transportadores e embarcadores.

Leia mais  
image

Pessoas entre 30 e 45 anos precisam de proteção

image

O presidente da CNseg, Márcio Coriolano, fala, no programa “Papo Seguro” sobre os produtos de seguro mais adequados para pessoas entre 30 e 45 anos. Segundo o dirigente, as pessoas já costumam ter filhos, muito trabalho, um patrimônio que precisa ser protegido e uma saúde que já pode dar algum sinal de debilidade.

Leia mais  
image

Com um imóvel incendiado por dia no DF, cresce procura por seguro

image

Corpo de Bombeiros registrou 122 ocorrências dessa natureza nos quatro primeiros meses do ano. Casos em áreas nobres têm assustado população. Na última semana, o sexto andar do Bloco M da 110 Norte foi tomado por um grande incêndio. A ocorrência chamou atenção para um problema que vem se tornando corriqueiro no Distrito Federal. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, segundo levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros, em média, uma edificação por dia foi atingida pelo fogo no DF.

Leia mais  
image

5 dicas para evitar acidentes no transporte de cargas

image

A Buonny Projetos de Riscos e Serviços Securitários, que atua no setor de gerenciamento de riscos em transporte de cargas, está aderindo ao Movimento Maio Amarelo, coordenado entre o Poder Público e a sociedade civil, com o objetivo de despertar a sociedade sobre a importância da segurança viária.

Leia mais  
image

Incêndios alertam população sobre a importância de seguros residenciais

image

Na tarde da última segunda-feira (7/5), um incêndio atingiu dois apartamentos residenciais em Águas Claras, em Brasília/DF. As causas ainda não foram divulgadas, mas, felizmente, no momento do incidente não havia pessoas nos apartamentos. Diante do susto, fica o questionamento: as unidades tinham seguro residencial?

Leia mais  
image

DPVAT paga uma indenização a cada 90 segundo

image

Os dados são assustadores. Segundo Boletim Estatístico divulgado pela Seguradora Líder, de janeiro a abril deste ano, o seguro DPVATpagou 116.085 indenizações a vítimas de acidentes no trânsito ou aos seus beneficiários. Embora tenha havia queda de 8% em comparação aos números apurados no primeiro quadrimestre de 2017, a média continua elevadíssima, chegando a 967 pagamentos feitos por dia, o que representa 40 registros a cada hora ou ainda uma indenização a cada 90 segundos.

Leia mais  
image

Crescimento no setor de transporte de cargas gera novas oportunidades

O crescimento no setor de transporte de cargas é um índice dos sinais de recuperação da economia brasileira, podendo refletir em outros diversos segmentos. Os números começam a confirmar a aproximação de um cenário mais promissor.
Leia mais  
image

Corretores de todo Brasil se inscrevem no CQCS Insurtech & Inovação

Corretores de todo o País já estão se inscrevendo no maior encontro de inovação em Seguros da América Latina: o CQCS Insurtech & Inovação. O evento acontecerá nos dias 1º e 02 de agosto, no Villa Blue Tree São Paulo, e reunirá seguradoras, insurtechs, aceleradoras, investidores e empreendedores do setor. Dividido em quatro pilares (Perfil ou Persona, Ser ou Não Ser Digital?
Leia mais  
image

Saiba como o seguro protege sua viagem até o dia do embarque

Planejar um intercâmbio pode levar um bom tempo e ser um grande investimento. Escolher o destino, preparar as finanças, decidir qual a melhor data, tirar o visto, preparar as malas, e muitas outras coisas devem ser feitas até o dia de embarque. Mas e se algum imprevisto acontecer e a viagem tiver que ser cancelada, o que fazer? Para ajudar os futuros viajantes o especialista em seguros da CI Intercâmbio e Viagem, Renato Spadafora, explica como o seguro pode ajudar a proteger o dinheiro investido.
Leia mais  
image

Brasesul promoverá interação na região Sul

Durante os dias 19 e 20 de julho, Florianópolis se tornará a capital brasileira do mercado de seguros, pois receberá o Brasesul – Congresso Sul Brasileiro do Mercado de Seguros – iniciativa idealizada pelo Sincor-SC em parceria com o Sincor-PR e o Sincor-RS.
Leia mais  
image

Projeto sobre Seguro Rural é aprovado por Comissão

A Comissão de Agricultura do Senado (CRA) aprovou o Projeto de Lei nº185/2017, da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), que altera mecanismos de subvenção governamental ao seguro rural.
Leia mais  
image

Empresas poderão negociar seis modalidades de títulos, incluindo os produtos Filantropia Premiável e Instrumento de Garantia

Seis modalidades de títulos de capitalização poderão ser ofertadas pelas empresas de capitalização a partir da Circular nº 569, publicada pela Superintendência de Seguros Privados, no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (3). O novo marco, que dispõe sobre a operação de capitalização, as modalidades, elaboração, operação e venda dos títulos, é considerado um aliado importante para a expansão do segmento.
Leia mais  
image

Avança projeto que caracteriza Seguro como título extrajudicial

Avança, na Câmara, o projeto de lei que caracteriza o contrato de seguro como um título executivo extrajudicial (gera a obrigação de pagar e a execução com possível penhora, ou seja, assegura o direito de receber o valor devido). O substitutivo apresentado pelo relator, deputado Lucas Vergílio (SD-GO), não recebeu emendas após cinco sessões na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, o que deve acelerar a tramitação da proposta.
Leia mais  
image

Mercado cresceu 5,8% no primeiro trimestre

Dados oficiais da Susep indicam que o mercado de seguros faturou pouco menos de R$ 25,9 bilhões de janeiro a março. Esse valor é 5,8% maior que o montante apurado nos três primeiros meses do ano passado. Já os sinistros acumulados no trimestre somaram R$ 10,9 bilhões. De acordo com a Susep, essa cifra é 2,6% inferior ao valor registrado de janeiro a março de 2017.
Leia mais  
image
      image image  

SINDSEG-PR/MS EM AÇÃO

image
02/05 – Reunião da Comissão Interna de Seguros Gerais.
image image
image
07/05 – Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal. image
image
08/05 – Ramiro Fernandes Dias, diretor executivo. representou o SINDSEG-PR/MS na palestra realizada Comissão do Direito Securitário da OAB-PR, sobre Seguro e Saúde Suplementar. image
image
08/05 – Bruno Leão, diretor regional, representou o SINDSEG-PR/MS na palestra sobre Seguro Rural, proferida pelo professor Bruno Kelly, em Campo Grande.
image image
image
image image
image
16/05 – Ramiro Fernandes Dias e Suzy Ortyz reepcionaram a diretoria da Sancor Seguros, com um café da manhã nas instações do SINDSEG-PR/MS em Campo Grande.
image image
image
16/05 – Ramiro Fernandes Dias, Marcos Luque Rodriguez, Bruno Leão e Suzy Ortiz estiveram reunidos com a Dra Gaya Schneider e Dr. Sergio, da AIDA e da Comissão do Direito Securitário da OAB-MS para avaliarem o apoio do SINDSEG-PR/MS no evento nacional que será realizado em março de 2019 em Campo Grande.
image
16/05 – Ramiro Fernandes Dias e Suzy Ortiz rerpesentaram o SINDSEG-PR/MS no evento de lançamento da Sancor em Campo Grande – MS.
image
17/05 – Ramiro Fernandes Dias representou o SINDSEG-PR/MS no evento de lanãmento da Sancor em Dourados – MS.
image
25/05 – Wilhan Humann representou o SINDSEG-PR/MS na palestra proferida pelo professor Bruno Kelly, sobre o tema Seguro de Automóvel - Qual o Futuro da Carteira.
image
26/05 – João Gilberto Possiede e Ramiro Fernandes Dias participaram do Dia da Cidadania, evento promovido pela OAB-PR e suas diversas Comissões, realizado na Praça Rui Barbosa em Curitiba. O SINDSEG-PR/MS contribuiu com a distribuição de material sobre seguro e com o transporte de um veículo sinistrado que fizou exposto no stand.
image image
image
image image
image
28/05 – Ramiro Fernandes Dias visitou a Seguradora SURA, tendo sido recepcionado pelo Gerente Regional Paraná, Ricardo Cascardo Dala Palma e pelo Gerente Comercial Alex, em cuja opoetunidade conheceu os projetos da Companhia para o Estado do Paraná e, entregou material do SINDSEG-PR/MS, ao tempo em que convidou a Seguradora para se associar ao Sindicato.
image
28/05 – João Gilberto Possiede solicitou, por ofício, audiência com a Sra. Goverbadora Cida Borghetti.
image
      image image  
image
image
       

AGENDA

image
image
04/06 – Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal, com a presença da Diretoria do Instituto Superior de Seguros e Benefício Brasil.
image
06/06 – Reunião da Comissão Interna de Seguros Gerais.
image
06/06 – Palestra com Rosana Sa, em Guarapuava – PR, no Hotel Kuster, sobre o tema: Planejamento Pessoal e Familiar - Para Pessoas e Famílias que tem Futuro.
image
07/06 – Palestra com Rosana As, em Cascavel – PR, no Hotel Deville Express, sobre o tema: Planejamento Pessoal e Familiar - Para Pessoas e Famílias que tem Futuro.
image
Ao longo do mês foram autorizadas denúncias contra associações de proteção veicular, em conjunto com o Sindicato dos Corretores de Seguros. Durante o mês, serão visitadas as Delegacias de Furtos e Roubos de Veículos e a de Desvio de Carga.
image
     
image
image
Para mais notícias clique aqui.
image
Copyright © 2015 SINDSEG-PR/MS
www.sindsegprms.com.br | [email protected] | (41) 3224-1271
Rua Mons. Celso, 225 - 7o andar - 80.010-150 - Curitiba - PR