O MERCADO DE SEGURO E A SUCESSÃO POLÍTICA
Em 2017 o mercado paranaense de seguros contribuiu com aproximadamente 4% do PIB do Paraná, considerando apenas a arrecadação de prêmios de seguros do mercado supervisionado e o de Saúde.

Acrescente-se o volume de indenizações pagas na ordem de R$ 7 bilhões, e ainda a arrecadação de tributos, tais como PIS, COFINS, ISS, IR, por conta da empregabilidade e transações comerciais.

Muito embora o mercado de seguros tenha seu próprio regramento no que tange à precificação, amparado por cálculos atuariais, resta sempre a incerteza sobre eventuais alterações quando das sucessões políticas, principalmente no comando da Segurança Pública, pois quando do turnover de delegados nas especializadas, destacando-se a Delegacia de Furtos, de Furtos e Roubos de Veículos e na de Desvio de Cargas, não raras vezes observamos aumento na sinistralidade.

Recentemente com a substituição na Secretaria de Segurança Pública, o novo titular, Secretário Julio Reis manteve nas especializadas acima mencionadas as mesmas equipes e, não observamos grandes alterações no volume de perdas.

Esperamos que a vice-governadora Cida Borghetti que assumirá o governo no início de abril mantenha, principalmente na Secretaria de Segurança Pública o mesmo Secretário, para que não soframos com o aumento de ocorrências, e que não tenhamos que realinhar preços e, por assim dizer, possamos manter o market share do setor de seguros.

Afinal, os números e dados, com os quais iniciamos este editorial, dão importância ao nosso setor para ser ouvido.

CNSP determina certificação técnica para funcionários de seguradoras e corretoras

O CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) apresentou as resoluções 115 e 149, instituindo que os funcionários de seguradoras e de corretores de seguros, respectivamente, devam obter certificação técnica, com o objetivo de atualizar os conhecimentos sobre seguros e aprimoramento dos serviços prestados. Uma das formas de adquirir a certificação é prestando exames presenciais aplicados pela Escola Nacional de Seguros.

Ansiedade no trânsito: precisamos falar sobre o medo de dirigir

A ansiedade já é considerada o “mal do século” e ela está presente até mesmo no trânsito. A “amaxofobia” é um nome que pode parecer complexo, mas tem um significado bastante simples: a fobia de dirigir. Traduzido em sintomas como suor excessivo e mãos trêmulas, quando não tratado, esse medo exacerbado tem grandes chances de se tornar uma doença incapacitante. Nesse post trazemos uma perspectiva sobre esse assunto, mostrando como os transtornos de ansiedade se traduzem no trânsito e apontando a direção para buscar ajuda.

Pecuarista quer aumento no seguro para produzir carne e leite

A revista Globo Rural destaca que representantes dos pecuaristas de corte e de leite estão pedindo mudanças no seguro pecuário. Eles argumentam que, assim como a agricultura, a pecuária também é uma atividade de grande risco, afinal todo o investimento da fazenda está aplicado no rebanho, que está sujeito às intempéries climáticas, doenças e outros perigos.

Serviço otimiza participação de brasileiros em evento internacional de Seguros

Pelo segundo ano consecutivo, o CQCS será o parceiro oficial da maior encontro de inovação em Seguros do planeta, a InsureTech Connect (ITC), que acontecerá nos dias 2 e 3 de outubro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Tecnologias mudam rumo do mercado segurador

Big data, para percepção e compartilhamento de carteiras, segurança cibernética, para proteção de dados e Inteligência Artificial, para comunicação, estão entre elas. Big data, segurança cibernética, blockchain e inteligência artificial estão entre as principais tendências tecnológicas que têm motivado seguradoras e resseguradoras de todo o mundo a investirem em insurtechs.

Inaldo Bezerra é o novo presidente da AIDA Brasil

O advogado Inaldo Bezerra é o novo presidente da seção brasileira da Associação Internacional de Direito de Seguros (AIDA). O anúncio foi realizado nesta terça-feira (27), após a Assembleia Geral Extraordinária da entidade. “Estou muito feliz e bastante empolgado como novo desafio de seguir esse projeto de crescimento, sucesso e rompimento de fronteiras da AIDA.

Susep alerta: associação só pode atuar como estipulante

A Susep alerta em seu site que a única forma legal das associações e cooperativas atuarem no mercado de seguros “é como estipulantes de contratos”. Isso significa que a atuação de tais associações deve se limitar à contratação de apólices coletivas de seguros junto a seguradoras devidamente autorizadas pela Susep, passando a representar seus associados e cooperados como legítimos segurados.

Associação Nacional das Resseguradoras Locais tem nova diretoria

Bruno Freire, CEO da Austral Re, assume como presidente. Nova diretoria é composta ainda pelos vice-presidentes José Carlos Cardoso e Rodrigo Botti. Bruno Freire, CEO da Austral Re, assume a presidência da Associação Nacional das Resseguradoras (ANRe). Ele substitui Paulo Eduardo Botti, que completou dois anos de mandato à frente da Associação.

Vendas pela Internet: Fenacor quer regulamentação mundial

A Fenacor defende regras únicas e válidas em todo o mundo para a distribuição de seguros e a atuação das chamadas insurtechs. Essa proposta está sendo defendida pelo presidente e o vice-presidente da federação, Armando Vergilio e Robert Bittar (que também é presidente da Escola Nacional de Seguros) na reunião da WFII (Federação Mundial de Produtores de Seguros), que está sendo realizada, desde sábado, em Lisboa (Portugal).

Recuperação na economia se reflete no ramo saúde

O segmento de planos de saúde está intrinsecamente associado ao desempenho econômico, com a criação formal de vagas de emprego e incremento da renda. A afirmação é da presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), Solange Beatriz Palheiro Mendes, ao explicar a retomada do crescimento do número de beneficiários nesse segmento. Segundo ela, esse resultado “é mais um reflexo da recuperação inicial das atividades econômicas”.

Presidente da CNseg explica o que são as reservas técnicas do setor segurador

Ao final de 2017, as reservas técnicas do setor segurador superaram R$900 bilhões. Elas são as garantias formadas pelas seguradoras para honrar os compromissos futuros com os seus clientes. Além de serem de grande importância para o segurado, são estratégicas para o desenvolvimento do Brasil.

Luís Roberto Barroso participará do 7º Encontro de Resseguro

Dois nomes já foram confirmados para os painéis do 7º Encontro de Resseguro do Rio de Janeiro, que será realizado entre 10 e 11 de abril pela Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber) com o apoio institucional da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e da Escola Nacional de Seguros.

Seguro DPVAT: trânsito mata seis mil e deixa 40 mil inválidos em dois meses

Mais de 6 mil indenizações pagas a beneficiários de pessoas mortas em decorrência de acidentes de trânsito e mais de 40 mil pagamentos a quem ficou inválido. Esse é o alarmante saldo apurado pela Seguradora Líder na mais recente edição do seu Boletim Estatístico, referente apenas ao primeiro bimestre deste ano.

Reservas técnicas do mercado segurador ultrapassam R$ 1 tri em 2018

Com o crescimento de 15 a 20% ao ano, as reservas técnicas do mercado de seguros (sem saúde) saltaram de R$ 550 bilhões em 2015 para R$ 900 bilhões em 2017. Na edição de março, o apresentador do programa Panorama do Seguro, Francisco Galiza ressalta que, com tamanho crescimento e constância dos números, é possível fazer uma boa previsão para esse ano.

Aumento de roubos torna seguro de transporte inevitável

De acordo com um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) realizado em 2017, a maioria dos empresários do setor de transportes prevê um aumento no faturamento da movimentação de cargas de 2018. A pesquisa ainda revela que há uma expectativa de crescimento ainda maior para 2019. A AT&M Tecnologia, consultoria de prestação de serviços, também confirma o aquecimento de movimentação do setor.

01/03 – Vanderlei Scarpanti, vice-presidente, participou da cerimônia de aniversário do BPTRAN, em Curitiba, em cuja oportunidade o Tenente Coronel Valterlei Matos de Souza passou o comando para o Tenente Coronel Naasson Polak, solenidade que contou com a presença do Governador Beto Richa.
01 a 03/03 – João Gilberto Possiede e Ramiro Fernandes Dias participaram do 23º Encontro de Líderes do Mercado Segurador Brasileiro realizado em Foz do Iguaçu. image
07/03 – Reunião da Comissão Interna de Seguros Gerais, quando foi recepcionado o Engenheiro Vinícius, o qual apresentou o Sistema Recuperei.
12/03 – Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal image
14/03 – João Gilberto Possiede e Ramiro Fernandes Dias participaram da inauguração da filial da Sancor em Curitiba.
15/03 – João Gilberto Possiede e Ramiro Fernandes Dias participaram do Ciclo de Palestras do CVG-PR realizado em Curitiba.
20/03 – Ramiro Fernandes Dias representou o Sindicato solenidade do 20º BPMPR, ocasião em que o Major Naasson Polak passou o comando para o Major Mario Henrique do Carmo. image
21/03 – Ramiro Fernandes Dias participou do Talk Show sobre Seguro de Automóvel em Ponta Grossa, juntamente com José Antonio de Castro, presidente do Sincor-PR e Bruno Kelly, da Escola Nacional de Seguros.
22/03 – Ramiro Fernandes Dias concedeu entrevista, juntamente com o Dr. Luiz Carlos Checozzi, para a RICTV/Record, sobre as associações de proteção veicular.
22/03 – Ramiro Fernandes Dias participou do Tal Show sobre Seguro de Automóvel em Curitiba, juntamente com Cintia Izidoro de Oliveira do Sincor-PR e Bruno Kelly, da Escola Nacional de Seguros.
28/03 – Ramiro Fernandes Dias participou do lançamento do Módulo para Advogados no DETRAN FÁCIL, realizado na OAB-PR, com as presenças do Dr. José Augusto Araújo de Noronha, presidente da Ordem, de Marcos Elias Traad, diretor geral do Detran-PR e Marco Aurélio de Araújo Barbosa, Diretor de TI do Detran-PR.

02/04 – Reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal, tendo como convidadas as Seguradoras Associadas que operam na modalidade de automóvel, e membros da CISG.
11/04 – Reunião na Fenseg.
12/04 – Palestra sobre Seguro Popular de Automóvel, com o palestrante Aluízio Barbosa. Parceria entre o SINDSEG-PR/MS – ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS E SINCOR-MS Hotel Bahamas.